A palavra “Aleluia” é bastante comum no cotidiano, principalmente no contexto religioso e cristão. Mas você sabe qual é o significado por trás da expressão?
É de se imaginar que a palavra tenha um significado de comemoração e desejar coisas positivas, afinal, falamos em momentos bons e para mostrar gratidão.
Mas o significado exato tem origem do hebraico e vem da junção de duas palavras. A palavra Aleluia tem origem etimológica do hebraico e vem da união de dois termos, são eles “Hallelu” e “Jah”.
A junção dessas duas palavras resultou em “Hallelujah”, sendo que “Halleulu” significa algo como louvar ou adorar e “Jah” significa Javé, que é a mesma coisa que Deus.
Portanto, Hallelujah ou Aleluia, em português, significa algo como “Louvem a Deus”, “Adorem a Deus” ou “Glória a Deus”.
Dessa maneira, a palavra de origem hebraica surgiu como uma forma de adorar a Deus, seja por meio de cânticos ou orações, popularizando-se nos templos cristãos.
A expressão também pode ser observada em diversos trechos da Bíblia, principalmente no livro de Salmos, no qual é comum que a palavra seja usada no início e/ou fim de cânticos.
Em tradições do cristianismo, é nítido o uso da expressão como forma de glorificar a Deus. Exemplo disso é o Sábado de Aleluia, data que antecede o Domingo de Páscoa, quando Jesus Cristo ressuscitou após a crucificação.
Outro significados de Aleluia
Este, no entanto, está longe de ser o único significado de Aleluia. Como qualquer palavra, é comum que surjam novos sentidos em diferentes épocas e culturas.
Portanto, para além do significado cristão, a expressão também costuma ser utilizada para exaltar, sentir alegria, oriunda de “ulalar”, em tribos africanas e semitas.
Também pode ser uma forma bastante habitual nos dias de hoje de expressar sentimentos de gratidão e conquista quando algo de bom acontece.
Por fim, Aleluia também é o nome de um arbusto ornamental, que vem da família das leguminosas e da subfamília Cesalpiniácea.
Veja alguns exemplos de frases de como a expressão Aleluia costuma ser usada na Língua Portuguesa, tendo um sentido religioso ou não, exemplos:
Durante a celebração, a igreja inteira cantou Aleluia, em louvor a Deus; Aleluia! Cristo ressuscitou e vive entre nós; Depois de tanto esforço, passei na prova. Aleluia!; A torcida gritou Aleluia depois que o time finalmente fez o gol;
Ela conseguiu chegar no horário hoje, Aleluia!.
Ela conseguiu chegar no horário hoje, Aleluia!.
Nas Escrituras, a palavra Aleluia expressa louvor e exaltação a Deus
Possamos sempre dizer Aleluia, independente das circunstâncias; O coral entoou um belo hino de Aleluia para celebrar a Páscoa; Depois de meses de seca, finalmente choveu. Aleluia!; Aleluia! Depois de tantos desafios, tudo finalmente se resolveu.